Barclay-Ariola
Gravadoras

A BARCLAY vem de uma gravadora dos anos 70 que adquiriu a POLYGRAM no ano de 1983. Após esta aquisição, a gravadora BARCLAY fez lançamentos usando o selo ARIOLA e, posteriormente, POLYGRAM.
Já a ARIOLA DISCOS FONOGRÁFICOS E FITAS MAGNÉTICAS LTDA. foi uma das Gravadoras da Indústria Fonográfica do Brasil. Foi fundada em Janeiro de 1980 pelo produtor Marco Aurélio da Silva, o Mazzola, um dos maiores produtores de disco no Brasil dos anos 80 e um dos responsáveis por dois discos de imenso sucesso de Byafra: “Existe Uma Ideia”, de 1984 e “O Sonho Deve Ser”, de 1985.
Ao ser comprada pela Polygram em 1985 levou para o cast da nova gravadora apenas a marca Barclay, que passou a ser parte da Polygram. A marca depois foi comprada pela Bertelsmann Corporation, passando a se chamar aqui no Brasil RCA Ariola a partir de 1987 e, mais tarde, de BMG Ariola e BMG Brasil, em 1996, BMG Music no ano 2000 e Sony BMG Music já em 2006.
A Ariola foi a responsável pelos lançamentos mais vendidos na MPB da primeira metade da década de 80. Os antigos fonogramas da Ariola e da Barclay, hoje fazem parte da Universal Music Brasil.
A BARCLAY/ARIOLA lançou o maior disco da carreira de Byafra: “Existe Uma Ideia”, de 1984, trabalhou que trouxe a inesquecível “Sonho de Ícaro”.